terça-feira, 18 de outubro de 2011

Profissão de Relações Públicas ( Parte II )

Qual a formação necessária para ser um profissional de relações públicas?

Para ser um profissional de relações-públicas, é necessário curso superior de comunicação social, com duração de quatro anos. O Profissional deve ter o registro no Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas para exercer a profissão. O domínio de idiomas estrangeiros é freqüentemente exigido. Conhecimento específico sobre a área em que pretende atuar enriquece muito o currículo.

Principais atividades de um profissional de relações públicas

As atividades do profissional de relações-públicas incluem:
  • promover relações entre pessoas, empresas e organizações;
  • formular, recomendar e executar políticas para criação de uma imagem favorável do cliente; 
  • pesquisar, coletar e analisar dados de opinião pública e mercado;
  • divulgar informações a funcionários e público externo sobre produtos, serviços, projetos e realizações do cliente que representa; 
  • formular e executar campanhas de divulgação da imagem do cliente na mídia; 
  • manter contato permanente com veículos de comunicação; 
  • organizar e participar de programas de integração com a comunidade e atividades sociais, feiras, concursos ou entrevistas coletivas. 

Áreas de atuação e especialidades

  • Administração e gerência: trabalha a imagem de uma empresa ou marca criando canais de comunicação com o público;
  • Assessoria e consultoria: presta serviços de comunicação empresarial estratégica para o setor privado ou público;
  • Eventos: planeja e executa eventos como palestra, coquetéis, recepções para promover uma instituição;
  • Pesquisa de opinião: faz o levantamento dos dados e informações sobre o público da empresa;
  • Planejamento estratégico: desenvolve programas para a promoção da empresa.


Mercado de trabalho


A profissão de relações públicas que já completa quase um século no Brasil, tem crescido muito nos últimos. O aumento da responsabilidade social das empresas tem sido um dos fatores responsáveis pelo crescimento da demanda pelo profissional de relações públicas. Os avanços nas leis de defesa do consumidor exigem investimento cada vez maior na imagem das empresas. A globalização gera um aumento da demanda por dois lados: a entrada de empresas estrangeiras no mercado, criando a necessidade de alguém que estabeleça um elo com o mercado novo; e a presença de empresas brasileiras no exterior, demandando profissionais mais qualificados. Algumas especializações têm se mostrado importantes para o mercado, como relações públicas do governo, hospitalares, da indústria farmacêutica, do terceiro setor, do turismo e entretenimento.




                                                                                                                                             Rebeca Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário