quarta-feira, 28 de setembro de 2011

DICAS PARA UMA COMUNICAÇÃO EFICIENTE ( parte I )

"Uma comunicação eficiente depende da existência e do aperfeiçoamento contínuo de uma série de atributos pelo orador. A idéia deste resumo é registrar algumas considerações sobre estas características desejáveis, apontando caminhos e sinalizando erros mais comuns para serem evitados durante a fala. "

CREDIBILIDADE: é transmitir informação que seja aceita pelos ouvintes. A aceitação é um processo que envolve compreensão e confiança, atingindo o convencimento. Nela interagem: 

- Naturalidade: que nada mais é que a espontaneidade, o ritmo da fala praticada dia-a-dia junto dos amigos e familiares. Artificialismos são fáceis de perceber pela platéia e geram desconfiança de propósitos e barreiras sérias a sua linha de argumentação.
É preciso entender a diferença imensa de quem está na frente da platéia disposto a conversar e quem vai falar em público. Mas há um detalhe: ser natural não significa levar ao auditório erros e negligências da comunicação cotidiana – concordância, plural, conjugação verbal, etc.
Os defeitos de estilo e as incorreções de linguagem precisam ser combatidos com estudo, experiência, disciplina e trabalho persistente. Trata-se de um aperfeiçoamento contínuo de dicção, postura, gestos e vocabulário, sempre buscando desviar-se ao mínimo das características pessoais.

- Emoção:  é envolvimento, revela-se pelo entusiasmo com que se dedica a um objetivo, que defende uma idéia. A proposta é interpretar a própria verdade, transmitindo-a com a força da importância que representa. Cuidado para o fato de que não é apenas o choro uma demonstração de emotividade, sendo considerado em discursos uma manifestação de nervosismo e descontrole.

- Conhecimento: somente se é natural e emocionante num dado pronunciamento, se efetivamente demonstramos dominar o assunto tratado. Embasamento em informações concretas é a forma de diferenciar-se do mero "falador", que possui desembaraço mas claramente não acrescenta dados.
É aconselhável ter sempre mais informações do que aparentemente será necessário repassar. Leitura, estudo, pesquisa, observação ativa e pessoal colaboram nesta proposta. Tudo deve ser processado e, de forma esquemática, relembrado constantemente antes da fala propriamente dita.

- Conduta Exemplar: palavras encontram respaldo dependendo da postura do orador e, na maioria dos casos, de seus próprios atos frente ao tema exposto. É preciso ter-se consciência de que comunicamos involuntariamente com o corpo, os olhos, os gestos, os suores, o tom de voz, a roupa, o estilo do cabelo, uma série de predicados e defeitos que contradizem por vezes o pensamento proferido. 








Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria liguagem, você atinge seu coração."
Nelson Mandela




                                                                                                                                             Rebeca Soares

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