sábado, 22 de outubro de 2011

Evolução da comunicação

Primeiramente a comunicação se deu através de símbolos e sinais, cerca de 90 mil anos atrás. Nessa época gestos, sons e alguns sinais (comunicação corporal) eram passadas às novas gerações a fim de transmitir descobertas e conhecimentos. Porém, os homens dessa época encontraram dificuldades em memorizar códigos e passaram a necessitar da utilização da fala.

Nesse tempo foi desenvolvida a arte como tentativa de armazenar dados sobre como a história foi desenvolvendo-se.
A comunicação oral foi vista como complexa e possibilitou o desenvolvimento humano, pois foi possível a transmissão de grandes mensagens. 
A partir disso, o homem percebeu que a escrita era importante para o registro de tudo que viviam.
“A prensa, inventada por Gutenberg em 1452, permitiu a reprodução fiel e a difusão de uma mesma mensagem. Os acontecimentos circulam com rapidez. Notícias ganham alcance continental, de forma periódica. Instala-se a idéia da liberdade de imprensa: é preciso dizer tudo.” Em 305 d.c as primeiras pensas de madeira foram inventadas na China. Em 1450 jornais aparecem na Europa. 1650 o primeiro jornal diária na Alemanha.
Com o aparecimento das mídias eletrônicas a história teve a era da comunicação de massa, comunicação destinada ao público, através de rádio, televisão e cinema o que cria a indústria da cultura.
Já na era da tecnologia, hoje em dia, as informações se dissipam rapidamente e têm acessibilidade fácil podendo ser compartilhadas e discutidas pelos que acessam a internet, por exemplo, nas ferramentas disponíveis adequadas.

Curiosidade:
1971
Surge o primeiro disquete de computador
1976
Inventado o computador pessoal Apple I
1981
Vendido o primeiro PC da IBM
1994
Nasce a World Wide Web




                                                                                                                                             Rebeca Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário