quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Relações Públicas e a Comunicação corporativa Digital

A aplicação das novas tecnologias de comunicação em relações públicas vai ajudar que as atividades se realizem de maneira mais segmentada e as capacidades comunicativas melhorem em efetividade e eficácia devido a uma especialização das ferramentas dirigidas aos seus públicos. Um dos elementos que mais vão modificar essa relação são as tecnologias que trazem rapidez, formações de comunidade e interações, já que é possível elaborar mensagens específicas e analisa-las mediante atividade concreta.
A comunicação corporativa incorpora uma vasta lista de ferramentas, que vão desde a intranet, à TV via satélite, agora à TV digital, aos blogs, microblogs, chats, fóruns,podcasts, entre outros. Contemplar os canais de comunicação em que o usuário é o maior responsável pelo conteúdo existente, é uma fonte de baixo custo e de alta confiabilidade para as organizações. É também uma boa oportunidade para a empresa se relacionar com seus públicos sem intermediário algum, e de colocar em prática a comunicação bilateral em um processo de constante e permanente interação. A seguir, um exemplo hipotético do que costuma acontecer com as marcas que não tem uma boa experiência, reputação ou imagem diante de seus públicos:
Alguém está falando mal de sua empresa neste momento. Em segundos, essa pessoa vai mandar o comentário para outra, que vai inseri-lo num blog e, em pouco tempo, surgirá uma comunidade no Orkut a respeito desse mesmo tema. Em minutos, a reputação de sua marca, na lista dos dez mais clicados no Google, estará ameaçada para todo o sempre. (Maia, 2008a, p.1)
É preciso preocupar-se com a imagem organizacional on-line, uma vez que a web não só ampliou a repercussão dos problemas com a reputação de uma empresa como também diversificou os riscos e danos de uma incipiente presença nas redes.




                                                                                                                                          Rebeca Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário