Comunicação Interna é vital para o sucesso de qualquer organização, mas quais são os principais pontos que podem determinar se seu papel será cumprido ou não?
Abaixo listei os dez tópicos que julgo determinantes para que nossas mensagens sejam “ouvidas” e assimiladas pelo nosso público interno:
1. Conheça o seu público
Estude seu público interno. Saiba quem são, não apenas em termos demográficos, mas entenda as aspirações, as alegrias e os descontentamentos das pessoas que trabalham na sua empresa.
2. Tenha uma estratégia
Entenda claramente sua missão, a partir dos objetivos de negócio, e defina uma estratégia capaz de concretizá-la.
3. Conheça seus obstáculos
Entenda quais são os principais obstáculos para a execução da sua estratégia – orçamento, sistemas ou deficiência de veículos de comunicação, por exemplo – e elabore um plano para superá-los.
4. Informe seu público interno primeiro
Nunca deixe os Colaboradores em segundo plano, eles devem ser os primeiros a saber.
5. Envolva os líderes na Comunicação Interna
Mesmo na era da tecnologia, a comunicação face a face continua sendo a mais valorizada pelo público interno.
6. Comunicação de mão dupla
O público interno precisa ser informado, mas também deve ser ouvido constantemente.
7. Escolha o canais corretos
Escolha os canais de comunicação que melhor se adéquem ao perfil do seu público e ao conteúdo da mensagem que será transmitida.
8. Tenha um estilo
A Comunicação Interna precisa ter um estilo próprio, uma identidade.
9. Evite o excesso de informação
Cuidado para não sobrecarregar seu público interno. A partir da estratégia, estabeleça as prioridades de comunicação e seja conciso nas mensagens.
10. Meça os resultados
Avalie periodicamente se as iniciativas em prática estão realmente contribuindo para o alcance da missão de Comunicação Interna.
Fonte:http://publicointerno.wordpress.com
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